Estou ligada à área das telecomunicações há 21 anos, sendo 15 deles na Futurcabo, sempre na vertente técnica.
Embora 21 anos possa parecer um período longo e que já não haja mais nada a aprender nesta área, a realidade é bem diferente! Todos os dias trazem novidades, desafios e novas expectativas para superar. Isso torna o trabalho mais desafiante, mas também mais interessante.
Atualmente, exerço a função de Gestora de Recursos e a minha principal preocupação é garantir que todos se sintam acompanhados, que as suas necessidades e direitos sejam atendidos.
Ser técnico de telecomunicações é uma profissão muito específica e exigente, e não pode ser desempenhada por qualquer pessoa. Exige experiência na área e um perfil adequado. A função envolve riscos diários. É essencial mantermos a vigilância sobre esses riscos, pois, além de todo o negócio envolvido, o fator humano é a nossa principal preocupação.
No contexto atual, o recrutamento em qualquer área tornou-se muito mais exigente devido ao cenário intergeracional em que vivemos, e a área das telecomunicações não é exceção. Lidamos com a escassez de talentos, novas exigências e expectativas em relação ao futuro, o que exige de nós um esforço muito maior para reter a nossa equipa técnica. Queremos manter os nossos talentos e não estar constantemente à procura deles.
Considero que o meu principal foco, algo que não posso perder mesmo nos dias mais caóticos ou stressantes, é manter a equipa motivada. Estar sempre disponível para ouvir e entender as suas necessidades ou dificuldades é essencial. Afinal, são os colaboradores, especialmente os técnicos no terreno, os únicos responsáveis pelos resultados da empresa no que diz respeito ao negócio técnico.
Como gestores, devemos estar completamente alinhados com as expectativas e dificuldades dos técnicos. Só assim conseguiremos ser melhores motivadores para cada um deles, garantindo o sucesso da empresa como service provider na área das telecomunicações e mantendo a nossa posição como um dos principais players no mercado.