16 Mar Atenção aos ciberataques relacionados com o Covid-19!
Atenção aos ciberataques relacionados com o Covid-19!
26 de março 2020
Sabe que deve redobrar a sua atenção nesta fase?…Sim, é verdade!
Todos os e-mails recebidos devem merecer a mesma atenção e desconfiança, sendo que as constantes informações sobre o COVID-19 não são uma exceção.
A Policia Judiciária emitiu um comunicado, que pode consultar aqui, sendo de realçar o seguinte:
Entre os ciberataques observados desde o início de fevereiro de 2020 e associados ao tema COVID-19 destacam-se as seguintes tipologias:
• As campanhas de phishing (por e-mail, SMS ou por redes sociais) a coberto da imagem de entidades oficiais como a Organização Mundial de Saúde, a UNICEF ou centros de investigação e laboratórios do setor da saúde, com conteúdos alusivos à pandemia, inclusive ficheiros em anexo, e orientado para a captação de dados pessoais das vítimas ou para a infeção dos seus dispositivos com malware;
• A divulgação de plataformas digitais ou de aplicações para dispositivos móveis que aparentam divulgar informação em real time sobre a pandemia (e.g. mapas dinâmicos de contágio, mas que estão, na realidade, orientados para a infeção de equipamentos com malware, inclusive da tipologia do ransomware;
• Esquemas de fraude digital partilhados por e-mail ou em redes sociais, que divulgam iniciativas de crowdsourcing para a recolha de donativos para falsas campanhas de compra de material médico ou de proteção pessoal;
• SMS enviados informando que, de acordo com a lei, estão a ser aplicadas medidas extraordinárias para o combate ao COVID-19, e que todos os cidadãos nacionais serão vacinados, sendo garantido um reembolso dos custos pelo governo. Para tal, bastaria pagar uma determinada quantia indicada no SMS e através do registo no link enviado seriam posteriormente ressarcidos.
O próprio Centro Nacional de Cibersegurança tem alertado para os ataques associados ao Covid-19. Pode consultar aqui o site e as noticias que vão sendo divulgadas, com especial atenção para esta aqui.
Apenas devem ser tomados em conta, comunicados por parte de entidades creditadas, tais como o SNS, a OMS, Proteção Civil…
MANTENHA-SE SEGURO(A)!
No Comments